Img_News

Olá Galera! Meu Nome é Claudio Passamani, sou artista Ibanez Brasil e com muito prazer estou escrevendo essa matéria para o Blog da Equipo. Espero trazer algo informativo, didático, filosófico e até divertido, sempre que possível a todos os leitores do Blog. O assunto de Hoje tem tudo a ver com Ibanez e com um detalhe pouco observado na hora de adquirir uma guitarra; o comprimento da escala.

Passamani_Labe

Os 30 trastes da Ibanez RG550XH

Muitos a essa altura podem estar pensando que estou falando do número de trastes no braço da guitarra, que comumente oscila entre 21 e 24 casas (existem modelos com até 30 trastes como, por exemplo, a guitarra RG550XH). Ainda que o número de trastes afete as notas possíveis e isso faça diferença no estilo musical de cada um, não é disso que estamos falando.

O comprimento de escala na verdade tem a ver com a distância do “nut” para a “ponte”, independente do número de trastes que existam dentro dessa distância. Mas no que isso interferei no som da sua guitarra? Isso é o que veremos a seguir.

nut-bridge

As primeiras guitarras elétricas fabricadas tinham por padrão escalas de 25-1/2” (647.7mm) ou 24-3/4” (628.65mm). Essa pequena, mas sutil diferença afeta diretamente a maneira de se tocar, ainda que a afinação e a espessura das cordas também interfiram.

Se compararmos duas guitarras com comprimento de escalas diferentes (utilizando o mesmo jogo de cordas e afinação) vamos perceber que escalas maiores dificultam os “bends” e fazem com que as notas soem ligeiramente mais acentuadas nas frequências graves, enquanto as escalas menores soarão ligeiramente mais estridentes e as cordas estarão mais “folgadas”.

Ibanez S com escala de 25-1/2”

Ibanez S com escala de 25-1/2”

Seguindo a tendência mundial dos instrumentos, as guitarras Ibanez possuem a escala de 25-1/2” (aproximadamente 648mm entre “nut” e “ponte”). Este é comprimento da maioria dos modelos como as RG, S, AS, FR e outros.

Contudo a Ibanez tem opções interessantes para aqueles que querem se aventurar em novos comprimentos de escala. Um deles é o conceito de Guitarra Barítono, guitarras com a escala ligeiramente aumentada que proporciona maior conforto no uso de calibres mais grossos e afinações mais baixas.

RGD 7421 modelo de 7 cordas

RGD 7421 modelo de 7 cordas

Se abaixarmos muito a afinação de uma guitarra com escala tamanho padrão (25-1/2” ou 24-3/4”) as cordas ficarão “folgadas demais” prejudicando a entonação e a tocabilidade. Para evitar este problema alguns modelos de guitarras possuem escala de 672mm/26.5″, com é o caso da série RGD da Ibanez. Essa diferença permite que a guitarra use afinações mais baixas mantendo tensões aceitáveis sem que se necessite alterar demais o calibre das cordas.

RGIR8FE-de-8-cordas

RGIR8FE de 8 cordas

As guitarras de 8 cordas da Ibanez possuem cordas muito graves e necessitam de uma compensação no comprimento da escala para equilibrar as tensões na oitava corda. Por esse motivo o padrão para guitarras de oito cordas é de 27” (685.8mm).

Outras guitarras com escala estendida são os modelos M8M e M80M, signature dos guitarristas da banda Meshuggah. Estes modelos possuem um incrível comprimento de escala de 29.4″ (749mm). Com isso é possível abaixar a afinação de uma 8 cordas pra um tom abaixo sem maiores prejuízos nas tensões e sem a necessidade de uma corda de espessura exagerada na 8ª corda.

Escala-extra-longa-de-29_4-da-M8M

Escala extra longa de 29.4″ da M8M

Na contramão das escalas barítonas, a ibanez possue um modelo com um conceito bem interessante, trata-se da “Travel guitar” GRG121 Mikro.

Comparação entre a mikro e uma escala padrão

Comparação entre a mikro e uma escala padrão

Uma guitarra produzida em dimensões menores para ser utilizada em viagem ou em ambientes sem muito espaço, ou seja, uma guitarra extremamente portátil que o músico pode levar para qualquer lugar.

A GRG121 Mikro possui escala de 22.2″ (564mm entre “nut” e “ponte”). Com cordas normais padrão 0.09, você sentirá as cordas bem moles em afinação padrão. Se afinarmos ela um tom e meio acima teremos uma interessante opção de guitarra “soprano” atingindo notas agudas mais difíceis de atingir com uma guitarra padrão (salvo se você tiver aquela bela guitarra RG550XH com 30 trastes que falamos no inicio…). Além disso, as medidas reduzidas facilitam a execução de trechos com digitações mais “abertas” e complexas.

Como vocês viram, apesar de parecer um assunto complexo, o comprimento da escala é algo consideravelmente simples e pode ajudar a determinar o seu som, seja pela tocabilidade ou pelas possibilidades de afinação.

Bom galera, agora é a vez de vocês, qual o é o comprimento da escala mais interessante que vocês já viram? Qual é a ideal para vocês?

Até a próxima gente guitarrística !!!